Seminário discutirá papel do esporte na educação integral

Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará, na terça-feira, 30 de junho, o Seminário Esporte e Movimento: caminhos para a educação integral. O encontro ocorrerá às 10h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do MEC no YouTube. A iniciativa tem o objetivo de promover o debate e lançar ações para o fortalecimento do papel do esporte educacional, da atividade física, do movimento e do lazer como dimensões fundamentais da formação integral dos estudantes brasileiros. 

O webinário integra as ações do programa Escola em Tempo Integral (ETI) e reunirá gestores públicos, pesquisadores, especialistas e representantes de instituições parceiras para debater estratégias e caminhos voltados à ampliação das oportunidades educativas nas escolas de tempo integral. 

A ação faz parte do conjunto de iniciativas desenvolvidas pela SEB para apoiar estados, municípios e escolas na implementação da educação integral em tempo integral. A proposta reconhece o esporte educacional como um importante instrumento para promover aprendizagem, saúde, convivência, participação social e desenvolvimento humano. 

Leia Também:  MMA e BNDES anunciam aporte de R$ 69,5 milhões para restaurar áreas protegidas em seis estados da Amazônia

A agenda também contempla o desenvolvimento de estratégias de mapeamento sobre esporte, movimento e lazer nas redes públicas de ensino. Entre os resultados esperados estão o fortalecimento da capacidade de planejamento das redes educacionais, a ampliação do conhecimento sobre experiências desenvolvidas em todo o país e a criação de instrumentos que apoiem a tomada de decisão de gestores e educadores. 

Outro eixo da iniciativa será a realização de estudos sobre futebol feminino na educação básica, com foco na ampliação das oportunidades de participação de meninas e jovens nas práticas esportivas. A proposta busca contribuir para a promoção da equidade de gênero e para o fortalecimento do esporte educacional como direito de todos os estudantes e dialoga com o contexto da Copa de Futebol Feminino de 2027. 

O webinário está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que atuarão na produção de materiais pedagógicos, na oferta de formação continuada e na realização de pesquisas sobre o tema, para subsidiar o aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais. 

Leia Também:  Mariana Pescatori participa do Fórum Esfera no Guarujá em debate sobre infraestrutura e inovação no Brasil

Programação A programação do encontro contará com a cerimônia de abertura e o lançamento da agenda do Programa ETI: Formação, mapeamento, estudos e materiais de apoio às redes para fortalecer o esporte educacional na educação integral em tempo integral. Na sequência, serão realizadas três mesas de debate, com os seguintes temas: “O esporte como direito educativo: aprendizagem, equidade, saúde, convivência e desenvolvimento humano”; “Conhecer para avançar: dados, evidências e planejamento das ações de esporte, movimento e lazer na Educação Integral em Tempo Integral”; e Futebol feminino e equidade: ampliando oportunidades para meninas e jovens na Educação Integral em Tempo Integral”. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade