Reunião do ConCidades marca posse de novos conselheiros

Novos conselheiros do ConCidades tomaram posse. Crédito: JD Vasconcelos/MCID.

O Ministério das Cidades realizou, na última semana, a 60ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades). Reunindo representantes de todo o país, o encontro marcou a posse dos integrantes da nova gestão do colegiado, indicados pelas entidades eleitas durante a 6ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em fevereiro deste ano, em Brasília.

Com representantes do poder público federal, estadual e municipal, movimentos populares, trabalhadores, entidades empresariais, organizações não governamentais e instituições acadêmicas e de pesquisa, o ConCidades é um espaço permanente de participação social voltado à formulação e ao fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento urbano.

A reunião representou o início dos trabalhos da nova composição do Conselho para o triênio 2026-2029, renovando o diálogo entre governo e sociedade civil em temas estratégicos para as cidades brasileiras, como mobilidade urbana, saneamento, habitação, planejamento territorial e justiça social.

“Essas discussões aproximam a política pública da vida real nos territórios. É reforçar o debate sobre mobilidade, saneamento, moradia, planejamento urbano e justiça social, em busca de cidades mais justas, democráticas, inclusivas e resilientes”, disse o coordenador-geral do Conselho das Cidades, Carlos Eduardo Gomes Souza.

Leia Também:  Fala MDS: comunidade LGBTQIA+ é público prioritário de ações e programas do MDS

A reunião também promoveu a divulgação oficial do texto final da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O documento consolida as propostas debatidas durante o processo conferencial, que mobilizou milhares de participantes de todo o país para discutir o futuro das cidades brasileiras e contribuir para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Na imagem pessoas num auditório ouvindo palestrantes
Crédito: JD Vasconcelos/MCID.

“Agora, o desafio da 6ª gestão do ConCidades é transformar as demandas da sociedade refletidas no texto em encaminhamentos concretos para a melhoria das cidades brasileiras. A cidade que queremos não se constrói só com obras, se constrói com participação social e compromisso com seus cidadãos e cidadãs”, ressaltou o coordenador-geral.

A semana ainda foi marcada por palestras, capacitações e homenagens a conselheiros, conselheiras e personalidades que contribuíram para o trabalho do ConCidades em gestões anteriores.

Texto final da Conferência

Realizada em fevereiro, em Brasília, a 6ª Conferência Nacional das Cidades reuniu representantes de todo o país para debater políticas públicas de desenvolvimento urbano e colaborar para a construção da PNDU. 

Resultado de um amplo processo de mobilização democrática, participação social e construção coletiva, o texto final consolida propostas, diretrizes e prioridades voltadas à promoção de cidades mais inclusivas, sustentáveis, resilientes e socialmente justas.

Leia Também:  Nota do MMA sobre o Plano Setorial de Mitigação de Agricultura e Pecuária - Plano Clima

O material serve como base para orientar caminhos para cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. Ele concentra propostas sobre temas como moradia, periferias, saneamento básico, mobilidade urbana, gestão de riscos e desastres, regularização fundiária, gestão interfederativa, regiões metropolitanas, controle social e gestão democrática, financiamento, sustentabilidade ambiental, transformação digital, segurança pública e novos desafios.

Confira o documento na íntegra.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade