Missão do Brasil à União Europeia realiza reuniões de alto nível em Bruxelas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, no dia 2 de outubro, de uma série de reuniões em Bruxelas, com diretorias-gerais da Comissão Europeia. A comitiva brasileira foi liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Mapa, Luís Rua, acompanhado pelo diretor de Negociações Não Tarifárias da SCRI, Augusto Billi, e pelos adidos agrícolas brasileiros que atuam na União Europeia, Glauco Bertoldo e Nilton de Morais, além do apoio estratégico da Representação do Brasil junto à União Europeia, liderada pelo embaixador Pedro Miguel.

A delegação participou de três reuniões no mesmo dia com as diretorias-gerais de Agricultura (DG AGRI), Saúde e Segurança Alimentar (DG SANTE) e Comércio (DG TRADE).

Os encontros trataram de temas sanitários e de acesso a mercados, demonstrando um interesse mútuo no aprimoramento da cooperação entre o governo brasileiro e a União Europeia.

Nas conversas com a DG SANTE, o secretário reiterou cinco pedidos prioritários do lado brasileiro: retirar os controles reforçados sobre carnes de aves e carne bovina; restabelecer o pre-listing para esses produtos; avançar nas tratativas para o retorno dos pescados; reconhecer mutuamente a regionalização para doenças como influenza aviária de alta patogenicidade, doença de Newcastle, peste suína africana e febre aftosa; e atualizar o reconhecimento do país como livre de febre aftosa sem vacinação em todo o território, com a consequente adequação dos certificados de exportação. Sugeriu também instalar, ainda neste ano, um diálogo SPS de alto nível para acompanhar entregas técnicas pendentes.

Leia Também:  USDA: Vendas semanais de soja superam expectativas mesmo sem compras da China

Com a DG AGRI, o foco foi a retomada do instrumento de diálogo agrícola Brasil–UE, o interesse em ampliar o acesso a mercados mutuamente e a coordenação de pautas de sustentabilidade e rastreabilidade. Ademais, tratou-se da futura visita do comissário da DG AGRI ao Brasil, no final de outubro.

No encontro com a DG TRADE, o Brasil alinhou a necessidade de avanços sanitários e facilitação de comércio, assim como se discutiram os próximos passos em relação ao acordo comercial Mercosul–União Europeia.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia