O Ministério da Educação (MEC) realizou, nos dias 6 e 7 de outubro, reunião presencial da Comissão de Área de Educação Básica (Caeb) do Setor Educacional do Mercosul. O encontro, sediado em Brasília, encerra o ciclo da Caeb sob a presidência pro tempore Brasil, assumida pelo MEC no segundo semestre de 2025, com atividades coordenadas pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Assessoria Internacional.
O fechamento do ciclo coroa uma proposta de reformulação do setor educacional do bloco, apresentada à Caeb, mais conectada às etapas da educação básica, de modo que as discussões e os avanços do grupo estejam centrados nos estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.
A reunião da Caeb contou com a participação presencial das delegações do Paraguai e Uruguai, e virtual da Argentina e Bolívia. Os participantes discutiram a execução de ações relacionadas a escolas interculturais de fronteira, à educação na primeira infância, ao fortalecimento do ensino médio e à implementação do Protocolo de Integração Educativa e Reconhecimento de Estudos na Educação Básica. Também foram abordadas as atividades do Grupo de Trabalho (GT) de Cidadania Regional, que inclui a realização do Parlamento Juvenil do Mercosul, que teve a sua edição de 2025 realizada no Brasil, na cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu.
Representando o Brasil, estavam a coordenadora-geral do Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias; os coordenadores de projetos Erika Botelho e Ricardo Albernas; o técnico em assuntos educacionais, Henrique Viana; além dos consultores da SEB e da Assessoria Internacional, Gustavo Sevilha, Sabrina Lemos e Alan Camargo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação