TRÂNSITO SEGURO

Fiscalização eletrônica começa em fevereiro e reforça segurança no trânsito de Rondonópolis

Sistema entra em operação com foco na preservação de vidas, educação dos motoristas e redução de acidentes
Reprodução Internet

A fiscalização eletrônica de trânsito deve começar a operar a partir do dia 15 de fevereiro em Rondonópolis, representando um avanço no combate aos altos índices de imprudência nas vias urbanas. A expectativa do município é que o sistema entre em funcionamento após a conclusão das etapas técnicas, com a utilização de radares e lombadas eletrônicas instalados em pontos estratégicos da cidade, definidos com base em estudos técnicos e no histórico de acidentes.

Mais do que aplicar multas, o objetivo do sistema é mudar comportamentos. A fiscalização eletrônica atua como ferramenta permanente de educação no trânsito, estimulando o respeito aos limites de velocidade, à sinalização e à convivência mais segura entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O contrato para implantação, operação e manutenção do serviço prevê um custo aproximado de R$ 16 milhões por ano. Segundo a administração municipal, o investimento se justifica pelo impacto direto na redução de acidentes, especialmente os causados por excesso de velocidade, uma das principais causas de ocorrências graves no trânsito urbano.

O sistema de fiscalização eletrônica de trânsito já iniciou a fase de testes com parte dos equipamentos instalados em locais considerados estratégicos da cidade. Nos próximos dias, novos dispositivos devem ser implantados e passar pelo processo de aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, etapa obrigatória antes do início oficial da operação e da aplicação de autuações.

Leia Também:  Cão farejador da PRF encontra mais de 3 kg de cocaína em ônibus na BR-364, em Rondonópolis

Outro ponto destacado é a atuação permanente do sistema. Diferente das blitze presenciais, a fiscalização eletrônica funciona 24 horas por dia, ampliando a sensação de controle e responsabilidade no trânsito. A expectativa do município é que, a médio e longo prazo, o investimento se traduza em menos acidentes, menos vítimas e mais segurança nas vias.

Conforme informações da prefeitura, a estrutura do sistema será composta por 12 radares fixos, distribuídos em pontos de maior fluxo, além de oito equipamentos de fiscalização de avanço semafórico e oito lombadas eletrônicas. O conjunto também inclui dois radares portáteis, cinco painéis fixos de mensagens, dois painéis móveis, ações de motomonitoramento e uma central de monitoramento, responsável por acompanhar e gerenciar todo o funcionamento da fiscalização eletrônica no município.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade