O número de navios aguardando para embarque de açúcar nos portos brasileiros subiu para 84 na semana encerrada em 8 de outubro, ante 79 em 24 de setembro, segundo levantamento da agência marítima Williams Brasil.
O relatório aponta que estão programadas exportações de 3,608 milhões de toneladas de açúcar, acima das 3,210 milhões de toneladas registradas na semana anterior.
Portos brasileiros concentram carregamentos de açúcar
O Porto de Santos (SP) lidera os embarques, com 2.465.368 toneladas agendadas. Em seguida, aparecem:
- Paranaguá (PR): 710.217 toneladas
- São Sebastião (SP): 214.310 toneladas
- Imbituba (SC): 80.110 toneladas
- Recife (PE): 68.588 toneladas
- Suape (PE): 37.500 toneladas
- Maceió (AL): 32.000 toneladas
Quanto à tipologia, a maior parte da carga é de VHP (3.399.805 toneladas), seguida de Cristal B150 (24.500 toneladas), Refinado A-45 (27.488 toneladas) e TBC (156.300 toneladas). O levantamento considera embarcações já ancoradas, aguardando atracação em largo e aquelas com previsão de chegada até 31 de dezembro.
Desempenho das exportações em setembro
Segundo dados parciais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume total de açúcar exportado em setembro de 2025 foi de 3,245.837 toneladas, gerando receita de US$ 1,309 bilhão, com preço médio de US$ 403,40 por tonelada. A média diária foi de 147,538 mil toneladas exportadas e receita de US$ 59,515 milhões.
Na comparação com setembro de 2024, houve queda significativa:
- Receita diária: -26,6% (de US$ 84,931 milhões em 2024 para US$ 59,515 milhões em 2025)
- Volume médio diário: -16,3% (de 184,738 mil toneladas para 147,538 mil toneladas)
- Preço médio por tonelada: -12,3% (de US$ 459,70 para US$ 403,40)
O volume total embarcado caiu 16% frente ao mesmo mês do ano passado, enquanto a receita diminuiu 26%, refletindo uma combinação de menor demanda e preços mais baixos no mercado internacional.
Perspectivas para o setor de açúcar
Apesar do volume expressivo de embarques em outubro, analistas destacam que a pressão por preços menores e a concorrência no mercado global podem limitar os ganhos do setor. O Porto de Santos segue sendo estratégico para as exportações, concentrando mais da metade do açúcar a ser embarcado no país.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio