
Os interessados podem solicitar ao advogado ou defensor público responsável, com antecedência, que façam o pedido para o juiz da causa, requerendo o envio para um dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) instalados em 49 comarcas do Estado, com atendimentos nas 79. O pedido deve ser feito em até 15 dias antes da campanha, ou seja, 18 de outubro será o último prazo para as solicitações.
Com o slogan “Conciliar é Legal”, a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reforça a importância do diálogo como caminho para resolver conflitos de forma mais rápida, simples e eficaz. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é referência nacional em conciliação e mediação, ocupando posição de destaque entre os tribunais com maior número de Cejuscs instalados e de audiências realizadas.
Conflito sem processo?
Se houver conflitos a serem resolvidos que ainda não geraram processo judicial, a parte interessada pode procurar o Cejusc da sua cidade e propor uma representação pré-processual. Dessa forma é possível tentar um acordo antes de ajuizar uma ação. Os Centros entrarão em contato com a outra parte e a convidarão para a audiência.
Leia mais:
Autor: Lídice Lannes
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
COMENTE ABAIXO: