Alunos da rede municipal são premiados no Projeto MPT na Escola 2026

Foto por: Jany Leite

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira (12.06) a cerimônia de premiação da etapa municipal do Projeto MPT na Escola 2026. A iniciativa é promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do Programa Resgate à Infância, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, e contou com a parceria da empresa SLC Agrícola e da ONG Transformação.

O projeto tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos, por meio de atividades pedagógicas e produções artísticas desenvolvidas em sala de aula. Ao todo, 16 alunos foram premiados nas categorias poesia, conto, desenho e música, com trabalhos voltados à conscientização sobre o combate ao trabalho infantil.

A secretária municipal de Educação, Valéria Neves, destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes.

“A Secretaria de Educação tem o papel de levar iniciativas como essa para dentro das escolas, apoiando as equipes pedagógicas e criando oportunidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos por meio de atividades que unem educação e cidadania. Trabalhar temas como o combate ao trabalho infantil fortalece o ambiente escolar e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres.”

Leia Também:  Secretaria municipal de Educação inicia visitas às escolas municipais

A assessora pedagógica de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Adriana Rossi, enfatizou os resultados alcançados ao longo do projeto.

“O desenvolvimento das atividades permite que nossos estudantes reflitam sobre temas que impactam diretamente a sociedade. Por meio da arte, da escrita e da criatividade, eles ampliam o conhecimento sobre seus direitos e fortalecem a consciência cidadã desde cedo.”

A aluna Kamila Vitória de Carvalho Veloso, autora do conto Minha Infância: Uma História de Superação, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, compartilhou sua experiência ao participar do projeto.

“Participar do projeto foi uma experiência muito especial. Aprendi mais sobre a importância de proteger as crianças, brincar, estudar e sonhar. Produzir o conto me fez refletir sobre esse tema e fiquei muito feliz em representar minha escola e participar da premiação.”

Estudantes premiados

Durante a cerimônia, foram reconhecidos os vencedores da etapa municipal nas categorias poesia, conto, desenho e música.

Na categoria Poesia, o 1º lugar foi conquistado por Eloiza Beatriz Pimenta Britix, da Escola Municipal Castro Alves, com o poema Roubaram Minha Infância. O 2º lugar ficou com Luiz Otávio Rietz, também da Escola Municipal Castro Alves, autor do poema O Menino que Não Vai para a Escola.

Na categoria Conto, Maria Alice Araújo da Silva, da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz, conquistou o 1º lugar com o trabalho Infância Não é Trabalho: O Sonho de Alice. O 2º lugar foi para Kamila Vitória de Carvalho Veloso, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, com o conto Minha Infância: Uma História de Superação.

Leia Também:  Finais da Copa ACID e da Copa Interbairros movimentam o fim de semana esportivo em Diamantino

Na categoria Desenho, o 1º lugar ficou com Eloá Caroline Felix Costa, da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes, e o 2º lugar com Luísa Ribeiro Almeida, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira.

Já na categoria Música, o 1º lugar ficou com a composição O Seu Tempo é de Estudar, apresentada pelos estudantes José Claudio Campos Seibert, Kennyd Leandro de Campos Araújo, Lorena Manuely Silva Oliveira, Maria Vitória e Melissa Vithoria, da Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni. O 2º lugar foi para a música Ser Criança é Bom Demais, interpretada pelos alunos Sylamyta Cristyna dos Santos, Izabely Firmino de Souza, Kamila Vitória de Campos Veloso, Aldria Silva dos Santos e Isadora Taysa de J. Silva, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ranielli Patrick Arruda Lima.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade