VLI registra recorde de movimentação de grãos e farelos no primeiro semestre com aumento de 10%

Movimentação de grãos e farelos atinge marca histórica

A VLI, empresa que opera ferrovias, portos e terminais integrados, alcançou um recorde na movimentação de grãos e farelos no primeiro semestre de 2025. No período, a companhia transportou 11,9 milhões de toneladas, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024 e 5% acima do recorde anterior, registrado entre janeiro e junho de 2023, com 11,3 milhões de toneladas.

As cargas têm como destino mercados na América, Ásia e Europa, reforçando a relevância da logística brasileira para o comércio internacional.

Estratégia operacional e foco no cliente

Segundo Gabriel Fonseca, gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI, o desempenho reflete um esforço contínuo da companhia para apoiar o escoamento das commodities com excelência operacional e segurança.

“Performamos o melhor primeiro semestre da história da VLI, conectando estratégias com nossos clientes e entregando resultados positivos tanto para a empresa quanto para a pauta de exportações do país”, afirmou.

Corredores estratégicos para escoamento de produção

A movimentação concentra-se nos principais corredores logísticos do sistema integrado da VLI:

  • Corredor Leste: conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, via Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
  • Corredor Sudeste: liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos, também pela FCA.
  • Corredor Norte: permite que a produção do Matopiba alcance o mercado internacional através do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e do Porto de São Luís.
Leia Também:  Mercado de arroz apresenta oscilações regionais e atenção a exportações e medidas do governo
Terminais integradores mitigam gargalos logísticos

Todos os corredores possuem terminais integradores estrategicamente posicionados, que realizam o transbordo das cargas do modal rodoviário para o ferroviário. Além disso, oferecem capacidade de armazenagem para produtores, ajudando a reduzir um dos principais gargalos da logística nacional e garantindo maior eficiência no transporte de grãos e farelos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade