Representantes de Nobres visitam Sorriso para conhecer o trabalho da Secretaria da Mulher e da Família

Texto: Claudia Lazarotto Fotos: Ney Douglas

A gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) e primeira-dama de Sorriso, Mara Fernandes, recebeu nesta manhã, 08 de outubro a primeira-dama de Nobres, Leidy Santana, além da secretária de Assistência Social de Nobres, Mari Hoepers. As duas vieram a Sorriso para conhecer e entender um pouco mais o rol de ações desenvolvidas pela Semfa. A adjunta da pasta sorrisense, Ana Paula Carvalho, a titular da Assistência Social (Semas) local, Daniela Marsola e a adjunta da pasta, Rejane Reis também participaram do encontro.

Mara pontuou que a Secretaria da Mulher nasceu da necessidade de ofertar políticas públicas para as mulheres e famílias do Município. “Nossa atuação visa proteger contra a violência, ofertar suporte psicológico e promover a capacitação profissional, pois muitas das vítimas dependem financeiramente do agressor”, detalha.

Conforme a gestora sorrisense, a Semfa veio para abraçar e cuidar essas vítimas. Desde a implantação da pasta, ações como a instalação do Banco Vermelho, iniciativa que visa combater a violência contra a mulher, através da instalação de bancos vermelhos em locais públicos com mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia; campanhas como do Agosto Lilás e, recentemente, a instalação da Espaço de Acolhimento Sala Lilás, na Upinha da Zona Leste, tem tido um efeito positivo junto à comunidade local.

Leia Também:  Sorriso segue investindo além da obrigação em educação e saúde

“Aqui trabalhamos de forma conjunta com várias secretarias, em especial com a Assistência Social por entendermos que partilhamos o mesmo público. Nossa função é acolher e auxiliar essa vítima”, frisa. A secretária pontua ainda que em Sorriso a Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente instalada, presta um grande suporte nos casos de violência contra a mulher. A secretária acrescenta que o “feminicídio é evitável e é compromisso público e comunitário a implantação de políticas para a defesa da vida”.

Para Leidy, todas estas são ações essenciais. “Entendemos que a violência contra a mulher está em todas as classes sociais e se apresenta de várias formas, por isso, buscamos conhecer como a Secretaria está instalada em Sorriso e suas principais ações”, destaca.

“Sempre destacamos que em um processo difícil, como uma situação de violência, o acolhimento, a psicoterapia é fundamental no processo de acolhimento e recuperação das vítimas, elas chegam extremamente fragilizadas e precisando de amparo”, acrescenta Mara. “Ficamos muito felizes em receber nossas colegas e partilhar um pouco do trabalho de Sorriso”, finaliza.

Leia Também:  Indicação pede cascalhamento de ruas e avenidas do Distrito de Caravágio

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade