O calendário da 6ª Conferência Nacional das Cidades segue em ação e os municípios pelo Brasil estão cada vez mais engajados nas etapas municipais. Foram mais de dez reuniões pelo país somente na última semana, reforçando a importância da união entre a sociedade civil e o poder público em prol de cidades melhores.
Os eventos promovem o debate e a formação de propostas sobre políticas urbanas eficientes para o desenvolvimento de municípios mais inclusivos, democráticos, sustentáveis e com justiça social.
Foram muitos compromissos na semana, começando por locais como Antônio João, no Mato Grosso do Sul, Joaçaba, em Santa Catarina, e Cascavel, no Paraná. A do município paranaense, por exemplo, mobilizou representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, entidades do terceiro setor e o poder público municipal para debater propostas para o desenvolvimento urbano da cidade e do país.
“O objetivo foi ouvir a população e construir, de forma democrática, soluções para o crescimento sustentável do nosso município, além de propor soluções para todos os demais do país. A conferência nos ajudou a pensar a nossa cidade de hoje e a do futuro que queremos. Temos certeza que é uma ferramenta importante de planejamento estratégico que já resultou em grandes obras nos últimos anos“, disse o conselheiro estadual e municipal das cidades de Cascavel, Ailton Lima.
A agenda não parou por aí e alcançou mais municípios, como Osasco e Sorocaba, duas das cidades mais populosas do estado de São Paulo, Uberaba, em Minas Gerais, Resende, no Rio de Janeiro, e outros.
Apesar da nova semana ser curta com a chegada da Páscoa, os municípios seguem se movimentando e serão realizadas as conferências de Rio Preto (SP), Schroeder (SC) e Iguaba Grande (RJ). Até o fim do mês, ainda serão feitas as reuniões em Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Santo André (SP), Bandeirantes (MS) e mais.
Os municípios têm até 30 de junho para a realização das reuniões, enquanto as estaduais podem ser até 31 de agosto e a nacional será em outubro.
A Conferência Nacional das Cidades é precedida pelas etapas preparatórias nos municípios, estados e Distrito Federal, que servem para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas. A fase nacional coloca em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
Apesar de todos os estados, inclusive o Distrito Federal, já terem convocado as suas conferências, nem todos possuem a data do evento agendada. A situação é ainda mais crítica em nível municipal, onde os novos gestores, empossados recentemente, ainda precisam se apropriar do processo e sua importância para organizar as conferências nos municípios.
Veja aqui como realizar uma conferência municipal na sua cidade e o recado sobre as novas datas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades