Uma tradição curiosa e cheia de significado marca as celebrações do Dia de São José, comemorado em (19/03). Conhecida como “jejum das frutas de São José”, a prática é uma simpatia popular entre católicos que fazem uma promessa ao santo em busca de uma graça considerada difícil.
O ritual é simples, mas exige disciplina. No dia dedicado a São José, o devoto escreve em pequenos pedaços de papel o nome de várias frutas que gosta de consumir. Os papéis são colocados em uma vasilha e, após uma oração pedindo a intercessão do santo, uma das frutas é sorteada.
A partir desse momento começa o compromisso. A pessoa deve ficar um ano inteiro sem comer a fruta sorteada, incluindo qualquer alimento que tenha o ingrediente como parte da receita. O jejum segue até o próximo dia (19/03) do ano seguinte, quando a fruta pode ser consumida novamente como forma de agradecimento pela graça alcançada.
A tradição orienta que o sorteio seja feito apenas com frutas que o devoto realmente gosta. A ideia é que o sacrifício tenha sentido e represente uma renúncia verdadeira.
Segundo a tradição religiosa, o gesto simbólico relembra a fuga da Sagrada Família para o Egito, quando São José teria se privado de alimentos para garantir sustento a Maria e ao Menino Jesus.
Popular em várias regiões do Brasil, o jejum das frutas ganhou ainda mais visibilidade nos últimos anos ao ser mencionado em programas de televisão e portais de entretenimento. Mesmo assim, a prática continua sendo, acima de tudo, um ato de fé transmitido entre gerações de devotos que mantêm viva a devoção a São José.





















