PASSAGEM DE COMANDO

Continuidade e renovação | novos comandantes assumem comando das unidades da PM em Rondonópolis

Evento reuniu autoridades civis e militares e apresentou as novas lideranças das unidades operacionais do município
Solenidade de troca de comandos. Foto: Bruni Rodrigues

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, nesta quarta-feira (8), no auditório do SENAI, em Rondonópolis, a solenidade de passagem de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar, da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar de Força Tática, da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar Operária e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Claudio Fernando Carneiro Tinoco, do subchefe do Estado-Maior, coronel PM José Nildo Silva de Oliveira, e da comandante regional do 4º Comando Regional, coronel PM Grasielle Paes.

A cerimônia marcou um momento de transição e continuidade nas atividades de comando das unidades operacionais da Polícia Militar na região sul do estado, reafirmando o compromisso da corporação com a segurança pública e o fortalecimento das ações integradas.

No 5º Batalhão, o Tenente-Coronel Wanderson Silva Sá passou o comando para o Major Janeferson Silva, ressaltando seu preparo e comprometimento. Segundo ele, a transição é um momento de reforçar a continuidade das ações da Polícia Militar e garantir que a população continue recebendo atendimento eficiente e seguro.

“Acho ele muito bem preparado, muito comprometido, uma pessoa que fará um serviço diferenciado aqui em Rondonópolis. Estarei oferecendo todo o apoio que ele precisar, embora acredite que não precisará, pois tem total condições de fazer um serviço ainda melhor do que aquele que estávamos realizando, com a confiança da nossa comandante regional”, afirmou Silva Sá.

O tenente-coronel Silva Sá, ainda acrescentou sobre a importância das mudanças para pulação. Todas essas mudanças foram realizadas de forma planejada, pacífica e serena, visando fortalecer a Polícia Militar e beneficiar diretamente a sociedade,” disse ele.

Tenente-coronel Silva Sá passando o comando para o major Janeferson Silva. Foto: Bruni Rodrigues

O Major Janeferson Silva, nasceu em Tangará da Serra-MT, mas se considera rondonopolitano de coração por ter sido criado na cidade, destacou seu compromisso com a população e a continuidade do trabalho da PM na região. Com um currículo extenso, ele atua desde 2012 em funções operacionais, incluindo atividades como comandante de todas as companhias que são subordinadas ao 5º Batalhão, além do segundo pelotão de Guiratinga-MT de forma acumulativa. Sobre suceder o Tenente-Coronel Silva Sá, Janeferson afirmou:

Leia Também:  Prefeitura prorroga inscrições para desfile do Sete de Setembro
Major Janeferson Silva

“Assumir o comando do 5º Batalhão é uma missão muito árdua, porque o Tenente-Coronel Silva Sá é um excelente oficial, com forte liderança institucional e social, que realizou um trabalho brilhante na cidade. O nosso desafio é ampliar algumas diretrizes já implementadas, seguindo o programa de governo de tolerância zero, combatendo diretamente as facções criminosas, fortalecendo o controle estatal e aumentando as apreensões e prisões de crimes relacionados ao tráfico de drogas, que são os que mais impactam a cidade. Também vamos atuar contra outros crimes, como furtos, crimes patrimoniais e conflitos sociais, incluindo violência doméstica e violência contra a mulher.”

O comandante também pontuou que a retomada do pátio de veículos apreendidos permitirá fortalecer o trabalho de fiscalização de trânsito, inicialmente com caráter educativo e, posteriormente, punitivo.

“Assim que o nosso pátio estiver pronto, a fiscalização do trânsito será retomada, começando pela fase educativa e depois com a fiscalização efetiva, para que possamos restabelecer o controle após quase uma década sem estrutura adequada. Essa falta de fiscalização gerou muitos transtornos, e queremos evitar impactos como o aumento de acidentes, superlotação de UTIs e cirurgias ortopédicas nos hospitais”, explicou o Major.

Janeferson também adiantou sobre a implementação de inteligência policial, com a criação de uma agência local de inteligência e integração das análises criminais para embasar as ações estratégicas da PM. Ele lembrou ainda que o 5º Batalhão tem uma área extensa de atuação, com três pelotões e quatro núcleos de polícia nos municípios de São José do Povo, Guiratinga, Tesouro, Pedra Preta e Itiquira, além dos núcleos de Ouro Branco do Sul e Garça Branca, que fazem divisa com o estado de Mato Grosso do Sul.

“Assumimos esse compromisso com toda a sociedade da região, para garantir uma segurança pública de qualidade e fortalecer a presença do Estado em cada município atendido pelo 5º Batalhão”, concluiu o comandante.

Já na 14ª Companhia Independente de Força Tática, o tenente-coronel Gleber Cândido transmitiu o cargo ao major Walter Melechco, que falou sobre a responsabilidade de comandar a Força Tática, unidade na qual atua há dez anos, e adiantou algumas das estratégias que pretende implementar.

Leia Também:  Mato Grosso amplia abate de bovinos em 43% desde 2006
Tenente-coronel Candido passando o comando para major Walter Melechco Foto: Bruni Rodrigues

“Queremos implementar um policiamento direcionado pela inteligência, conforme a determinação da nossa comandante, coronel Grasielle, e intensificar as operações do Governo do Estado. Ou seja, será tolerância zero às facções criminosas, e  operações específicas das forças táticas de Mato Grosso, dentro da rede de enfrentamento tático contra o crime organizado”, destacou o major  Melechco

O novo comandante também ressaltou o papel das equipes que atuam na região sudeste e reforçou seu compromisso com a segurança da população nos 15 municípios sob responsabilidade do 4º Comando Regional.

“Estaremos trabalhando fortemente com ações de inteligência, planejamento estratégico e operações direcionadas, para reduzir os índices criminais e aumentar a sensação de segurança da população do sudeste mato-grossense”, afirmou.

A solenidade também marcou a criação do comando da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar da Vila Operária, que será liderada pelo major Silveira.

“Um profissional de excelente quilate, que contribuirá para a presença fixa da PM naquela região”, destacou o tenente-coronel Silva Sá, em relação ao major Silveira.

De acordo com a coronel PM Grasielle Paes, as mudanças reafirmam o compromisso da Polícia Militar com a população, fortalecendo o policiamento e a presença da corporação em Rondonópolis.

O Comando Regional destacou ainda que as alterações visam reconhecer o trabalho dos oficiais e aprimorar a gestão operacional das unidades, garantindo mais eficiência nas ações de segurança e maior integração entre as forças que atuam no município.

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade